Home Styling - O que é e como usar?


Nos últimos tempos, tenho sido inundada de perguntas e esclarecimentos sobre: o que é afinal o Home Styling - não só como serviço que forneço no site, mas em grande parte como esclarecimento do que na realidade quer este termo dizer.

Na teoria Home Styling, não é nada mais nada menos do que o melhoramento da estética de um espaço com recurso a peças utilitárias ou estéticas de forma a tirar o máximo de proveito possível, tanto das peças como do espaço.

É ERRADO, pensar que styling significa um monte de tralha e tralhinha, que só serve para decorar. Styling significa, que estudando bem as áreas em questão e com as medidas certas e as directrizes correctas, o espaço pode ser organizado e aproveitado da melhor forma, usando peças que sejam tanto úteis, como meramente estéticas, mas dando sempre prioridade às peças que comprem ambos os propósitos num só.

OU SEJA:

Neste exemplo prático - uma casa de banho social, que tinha apenas as peças essenciais: lavatório, sunita e armários.

Pegando nas características do espaço e das cores da base decorativa, usei peças de diferentes cores, formas e texturas para compor a estética do espaço.

O que usei e porque?

Introduzi peças úteis / decorativas:

- Um cesto com 2 livros (onde escolhi livros com capas coloridas);

- Junto do doseador, um pequeno cacto, que nos trás um elemento natural;

- 2 velas (um essencial em casas de banho, especialmente de visitas), cujo o suporte é de cimento baço, um elemento neutro e moderno para contrastar com o chão em mosaico;

- Uma peça antiga, comprada numa velharia, um sol em latão, que adiciona uma textura metálica que contrasta com o inox da torneira.

- Dobrei a toalha , e organizei as peças de forma equilibrada, respeitando as alturas e texturas de casa peça.

Na zona da sanita:

Por ser um espaço muito pequeno, com áreas mínimas, não havia grandes margem para manobra.

Por isso introduzi uma pequena mesa de apoio com 2 ou 3 revistas (leitura na casa de banho é must have, por muito que haja quem não compreende) 2 óleos essenciais e uma vela.

Peças simples que tornam o espaço mais acolhedor e convidativo.

Agora vamos às melhores dicas que vos posso dar em relação ao assunto, para que possam por mãos à obra e fazer tudo isto em casa!

1. Dimensão e proporção:

Por muito giro que seja um espelho, se o pendurar numa parede e ele ficar perdido no espaço, a leitura que vai ter dessa peça é 0.

Para valorizar tanto o espaço como as peças é importante que ambas tenham alguma lógica dimensional entre si.

2. Cores e Texturas:

Não é mais importante que a Dimensão e proporção, mas é igualmente relevante. É com as cores e com as texturas que vamos dar ''graça'' ao espaço. Conjugando estes dois elementos de forma ponderada e com pequenos pormenores o espaço vai ganhar mais profundidade e dinâmica.

3. Menos é mais:

O truque quando estamos a trabalhar no home styling da nossa casa, ou o chamado ''compor a casa'' é usarmos o lema menos é mais. Um dos pontos mais importantes nesta matéria, para além da dimensão e proporção é deixar as peças respirar, ter percepção do perfil de cada elemento. Esta regra vai dividir os espaços cansativos e acumulados dos espaços elegantes e cheios de pinta!

4. Go Green:

O melhor amigo da home stylist é a natureza. Plantas, flores etc.. são o melhor elemento para compor um espaço, e não podem nem devem faltar.

#homestyling #decoração #decor #Decor #dicas