Overdose de Natal - Os comes e bebes!


Ora, só para que fique esclarecido, não, não virámos um blog de culinária, mas seria errado passar esta overdose de natal sem tocar no ponto mais importante: a comida e a bebida. Não vamos mentir, são essenciais em todos os eventos, mas no natal mais ainda. A comida une as pessoas à volta de uma mesa, e a boa comida une ainda mais. E a comida bonita? Ui, nem vos digo.

Sobre a mesa vinho, Quinta dos Carvalhais da Sogrape

Taças brancas, Gato Preto, pote de cobre comprado numa velharia. Tábua de mármore aproveitada de uma mesa de cabeceira com 100 anos.

Para mim, e só assim para começar, é essencial termos uma bonita, boa e rica tábua de queijos. A chave para uma boa tábua de queijos é não gastar muito dinheiro em muitos produtos baratos, mas o oposto. Escolher dois ou três bons queijos, escolher uma boa compota para acompanhar, servir umas azeitonas, ter sempre uns frutos secos, e idealmente também uns frutos frescos, para criar dinâmica no paladar.

Para acompanhar uma boa tábua de queijos é importante um bom vinho, claro.

Apesar de ser mais adepta do tinto com os queijos, gosto sempre de ter as duas hipóteses para oferecer aos convidados.

Por norma cá em casa escolhemos um bom vinho branco e um bom vinho tinto sem que isso signifique que são da mesma casa. O que é mesmo importante é a qualidade e se fica bem ou não com o menu.

Agora, querem saber um segredo? Esta sopa é o melhor aliado numa mesa de natal a cor não podia ser mais gira! Creme de beterraba e depois regado com um fio de natas. É boa e faz um vistão!

Ainda no prato do pão, o pão de sementes com um ramo de tomilho para aromatizar e antes de servir o jantar gosto sempre de servir uma taça com azeite virgem extra, vinagre balsâmico e sal marinho, é simples, barato e tão bom!

Na mesa, base coroa e castiçais pretos VIPLANT, pratos feira de cascais e talheres KASA

Agora vou-vos dizer, a minha filosofia de uma BOA mesa é quando nada é intimidante, seja o centro de mesa, seja a comida. Se tudo tiver um ar perfeito e imaculado as pessoas não se sentem convidadas a comer, a experimentar... Por isso, tábuas cheias, pão à distancia da mão, bom vinho em cima da mesa: comida boa e bonita. Mesa de sucesso. Pessoas felizes.