A propósito dos vários achados que vou tendo, tem surgido algumas perguntas, sobre o que vale ou não a pena aproveitar, tanto no lixo, como em algumas lojas de velharias, ou mesmo em sites com o OLX.
Eis algumas dicas, que fui aprendendo com o tempo e que vão facilitar a decisão de apanhou não alguma coisa do lixo, ou comprar ou não alguém coisa no OLX. Já tinha escrito um post similar no antigo blog do blogspot mas este tema é sem dúvida dos mais pedidos, por isso aqui vai e com alguns updates!
*Achados no lixo:
Vale sempre a pena parar quando se percebe que há um amontoado de móveis no lixo, às vezes pode ter muita tralha e lá para o meio estar uma boa peça.
Normalmente, estas coisas ''boas'' são deixadas em lixos que tenham uma boa área à volta, e que estejam visíveis da estrada, pois quem lá deixa não é para ir para o lixo, mas exactamente para alguém aproveitar!
Quando encontrar madeira tenha em conta : - Se a estrutura está boa - A maior parte de nós não sabe restaurar/arranjar /colar /pregar pés de mesa, cadeira etc... por isso não vale a pena levar uma coisa que à partida vai ficar num canto da casa à espera que se arranje, sem data para tal. - MUITA atenção, se a madeira não tem bicho da madeira, é uma praga dificílima, cara e complicada para eliminar. Levar uma peça com este bicho pode prejudicar as outras madeiras que tem em casa! Identifica-se esta praga pelo aspecto perfurado da madeira.
Eu nunca trago, colchões (muito, muito pouco higiénico) e mobiliário de plástico - que também é mais difícil de restaurar.
Quando são peças para forrar tenha em atenção: - o estado das molas e estrutura do assento.
Quando são ferros tente perceber o estado da ferrugem, se é reversível ou não, às vezes já tem tanta ferrugem que o ferro já está preste a partir - tudo o que seja trabalho de serralheiro é caro, por isso faça o balanço, veja se compensa.
Só traga aquilo que tem a certeza que vai usar, não vale a pena trazer coisas para ficarem amontoadas em casa sem terem utilidade!
*Compras Online em segunda mão:
Tenha em atenção ao vendedor: - Em qual quer compra online, perca 5 minutos a confirmar a veracidade do vendedor, procure feedback de outros compradores, número de itens a venda, localidade se tem ou não contacto directo;
Peça para ver a peça ao vivo e certifique se de que não tem falhas, riscos ou defeitos que não estavam assinalados na descrição original.
Se estiver com dúvidas peça mais imagens e detalhes sobre a peça, ano, material, designer etc...
Não vale a pena procurar fora da sua área de residência, o dinheiro que vai gastar no transporte normalmente não compensa, em relação ao valor que paga pela peça;
Negociar é importante! Se tiver em atenção à quanto tempo a peça está online ou quão gasta está, ou mesmo se houver outras semelhantes mais baratas, tudo isto lhe dá margem de manobra para um bom negócio!
Faça a compra num local público se possível, se não vá com alguém.
Pague SEMPRE no acto da entrega ou da recolha, nunca transfira antes de ver a peça ao vivo.
*(Todos os pontos em relação à madeira e ao ferro acima descritos são igualmente importantes neste caso);
*Lojas de segunda mão e Velharias:
Passe tudo a pente fino, o primeiro impacto é sempre que não há nada de jeito, mas ser paciente é a chave do sucesso!
Leve fita métrica;
Tenha sempre à mão o telemóvel e pesquise peças similares online, para ter noção dos valores pelos quais estão por norma à venda.
Negociar, sem medos;
Em caso de dúvida compre, peças boas nestas lojas não duram mais do que um dia.
Comments