top of page

Overdose de Natal # Muito mais do que a mesa


Hoje falamos em receber à mesa. Bem na verdade falamos muito além da mesa, falamos de receber bem, muito bem à na mesa, à volta da mesa e depois da mesa!

Na imagem, Ferreira Porto Dona Antónia. Não bebia vinho do porto, tal como não bebo gin, mas habituei-me a ter em casa uma garrada de um bom vinho do porto porque sei que é algo que os convidados gostam. Opto por uma marca boa, um vinho de qualidade porque sei que é para oferecer a quem me visita, por isso prefiro sempre oferecer algo de qualidade!

Crie ambiente

Não só da mesa se faz o jantar. O ambiente que envolve a mesa é tão importante como o jantar. Criar um ambiente apelativo é sempre mais convidativo. Para isto podemos usar vários truques, luzes ambientes, pontos chave como, bar ou local onde estão as bebidas, zona de entradas e locais de ''conversa'', como quem diz zonas de estar.

Integre sempre decoração coesa da mesas com estes espaços, e por outro lado os pequenos apontamentos como velas, flores frescas, musica ambiente são quase tão importantes como a decoração maior.

Inspire-se pela natureza

A melhor inspiração vem da sua janela. Tudo na nossa vida é (ou devia ser) sazonal. A comida, a roupa e até a decoração e aquilo que usamos para decorar.

Eu uso literalmente o que o jardim me dá ou o que há na praça!

Sejam abóboras, sejam as flores da época sejam os frutos secos, aquilo que há disponível.

Em termos de tons não podia ser mais fiel aquilo que apetece para esta época e podem crer que usando o que está em época é sempre mais barato e durará bem mais do que as coisas off season.

Na imagem, a casa de jantar com toalha de linho feita a partir de tecido da Pedroso e Osório. Cadeiras Super Studio e candeiro Fusion Interior Design. Crie os centro de mesa de forma holística

A palavra holístico tem origem do termo holos, que em grego significa "todo" ou "inteiro".O holismo é um conceito criado por Jan Christiaan Smuts e tem como base a"tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um "todo".

Tem como base este pensamento, porque não integrar nos centros de mesa as entradas? Fazer um centro interativo com base nos queijos nas frutas frescas e secas, ou usando ervas aromáticas, integrando o azeite e complementando assim a estética com a parte prática!

Isto é ideal para quem tem mesas pequenas que não dão para centros de mesa, mais as entradas, mas pode servir de inspiração para um conceito estético para qual quer pessoa!

O efeito Handmade

Não há nada que diga mais, ''eu pensei em ti'' ou ''bem vindo'' do que um pormenor obviamente feito à mão. Seja um detalhe no guardanapo, sem receber uma pessoa com um cocktail homemade, qual quer coisa! Perder 5 minutos nestes pormenores faz toda a diferença!

Seja arrojado na decoração !

Tanto na sua mesa como na decoração em geral, seja eclética e não se preocupe muito em combinar tudo. Há coisas que funcionam muito melhor em mix do que em pandam, metais mistos, dourados e prateado, cerâmicas baças e vidradas ou modernas e clássicas? Sim!

Quando mais camadas e mais elementos mais rica a mesa!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page