top of page

#Casa Nova-20 projectos para 2020! (I)

<E sim eu sei que às tantas ''a casa nova'' já não faz muito sentido mas para nós será sempre a nossa casa nova>


Ora bem, não vou começar o post com um rasgado bom ano, pois já o fiz no último post mas isso não invalida que este post não seja um verdadeiro post de ano novo/novas resoluções/sonhos etc...


A verdade é que esta nossa casa é um projecto ongoing que vai evoluindo connosco e com a nossa forma de estar, e também porque quando viemos para cá viver não tínhamos nem tempo nem dinheiro para fazer um projecto ''pronto a habitar''. Nem o queríamos.




Desde que me lembro que o meu sonho era ter uma casa antiga, com um jardim maravilhoso, com espaço, com sol, com história e acima de tudo, uma casa que aos poucos pudesse por o meu cunho - por isso esta casa foi exactamente tudo aquilo que sempre quis.


Se me arrependo de não ter feito logo algumas coisas ? Claro que sim. Há projecto que eu sei que vão ficar por fazer porque em termos logísticos o ideal seria ter feito logo. Ainda assim, sou uma pessoa que sonha bem alto e para mim todos os projectos estão em cima da mesa, uns mais realistas, outros menos.


Esta é a minha lista de projectos para a #2for1casanova deste ano 2020 e não necessariamente por ordem de prioridade. (E para não vos aborrecer vou dividir em 2 partes!)


Quero só esclarecer que não ganhei o euromilhões nem tenho uma tia milionária desconhecida que me deixou uma fortuna, mas tenho tanta vontade que sinto que o melhor é por lá fora para o universo. Pode ser que alguém precise de uma sobrinha herdeira :) ehehe


1- Renovar a cozinha ou deixar de cozinhar?



Bem a cozinha está em primeiro lugar porque é de facto a primeira coisa que me vem a cabeça.

Bolas. Como é importante uma cozinha funcional / bem arranjada para o bem-estar de uma família, am i right??


A verdade, e se seguem o blog à algum tempo vão se lembrar, é que a cozinha não nos pareceu um problema grande ao início. Estava relativamente nova, apesar de ser 0 o nosso estilo. Tinha no máximo uns 10 anos mas parecia bem conservada, resolvemos então pintar de branco e seguir em frente. Não íamos sacrificar um dinheirão só para mudar a estética certo?


Claro que não foi assim tão simples. A casa era usada pontualmente como casa de fins de semana pelos antigos donos, a conclusão é que apesar de aparentar ''nova'' a cozinha estava a beira de um colapso - tal como eu fiquei quando percebi.


Puxadores quase a cair, alguns portas ( de vidro) estaladas... you name it!


Claro que para azar dos azares, a empresa que fez a cozinha à 10 anos a trás já não existe e não é tão fácil como só mudar de puxadores ou trocar a porta!


Além disso a maneira como a cozinha está desenhada nunca fez grande sentido para mim, temos uma área de refeições para o dia-a-dia mas está no fundo da cozinha e apanha 0 luz o que nos pequenos almoços e almoços é muito pouco simpático. Especialmente porque muitas vezes esta mesa pode ser secretária de trabalhos de casa para os mais velhos ou mesmo de trabalhos manuais para a Luisinha enquanto eu cozinho ou arrumo a cozinha.


Sendo que eventualmente vamos ter que mexer neste espaço já decidi que será à seria, vamos redesenhar e adaptar a nossa interação com o espaço.


Tecnicamente a ideia é :


Deixa-la mais organizada mas cozy, com materiais que façam a ponte entre a cozinha e o resto da sala.



Sonho: Ter um recanto perto da janela para as refeições e uma dispensa que seja mais ou menos isto ( imagem em cima ) !


2 - Quero uma Casa de banho como no Pinterest;


Será pedir de mais?

Neste caso, ao contrário da cozinha, a casa de banho é uma questão bem mais estética.

Eu penso assim: numa casa tão gira porquê ter uma casa de banho tão feia!?


Não é prioritário, não de todo, mas também é um divisão onde não será necessário mexer com o layout actual. Na prática a ideia é trocar alguns dos acabamentos de forma à casa ser mais uniforme. E eu ter a minha casa de banho à Pinterest :)



3 - Quarto de vestir vira hall de arrumação;


Hoje em dia o projecto quarto de vestir já não faz tanto sentido, porque a rotina mudou bastante. ( se não sabem do que falo vejam aqui)


Sendo que esta mudança de rotina aconteceu e que já não faz sentido existir este quarto ''intermédio'' e a utilização deste espaço vai levar uma bela volta.

A partir de agora, este pequeno hall de entrada cheio de armários vai se tornar num espaço totalmente dedicado à arrumação de ''casa'' isto é: toalhas, linhos , almofadas extras etc...


Já era, em parte com os armários embutidos na parede mas agora vai estar bem mais organizado e intuitivo.


Serve a imagem ao lado para me inspirar a começar a tratar disto asap.





4 - Escadas;


Bem, nem me façam começar.

Antes que gozem, sim as escadas são importantes para mim.

Mas isto é um projecto que não depende totalemte de nós, porque eu tenho um objectivo muito especifico. Arranjar o corrimão dos meus sonhos.


As minhas escadas são feias. Feias à seria.

E sabem o que ficava lindo nesta casa?


Ago assim :


Se é possível? Talvez.

Onde? OLX e velharias da vida.

Vai sair caro? Provavelmente

Vou desistir e dar como encerrado este projecto? jamais.



5 - Organizar e seleccionar ( acabar o que começamos);


Calculo que dispensam a fotografia dos 34 sacos de brinquedos, roupa, sapatos e roupa que demos certo? Espero que sim, pois a vergonha que foi andar a ''bater'' em todos os contentores de doações até enche-los e seguir para o próximo, é real.


Fica na lista e é a primeira que está a ser concretizada. Limpar, organizar escolher o que é verdadeiramente importante.


Volta Marie Kondo estás perdoada!


6 - Quarto do Lourenço; Começo este ponto por dizer: sou a pior mãe do mundo. Eu sei.

Fiz o quarto delas ( miúdas) e deixei o do Loureço. Mas há uma razão.


É que ele ao contrário delas, não confia no meu dom para fazer extreme makover. Ele é um control freek e quer saber o que vou por como vou por e porquê. E eu sei lá, até realmente fazer.


É homem e basta. Como não nos entendíamos naquilo que ele queria e que não, ou vise-versa acabou por ficar por fazer. BUT NOT ANY MORE!


Vou lhe dar volta e ver se o convenço que não há necessidade de ter o super homem e homem arranha em papel de parede no quarto. Vou vencer esta batalha vão ver.


Entretanto, quem é novo por aqui pode espreitar o projecto que fizemos na antiga casa para o quarto dele por aqui.


7 - Uma espécie de Mudroom & 8 - Um spot para a skype;


A culpa é possivelmente do Pinterest, mas decidi que o que precisamos mesmo mesmo é de um Mudroom. O Mudroom é uma espécie de hall ou recanto que está preparada com um sistema de arrumação para colocar os casacos da rua, trocar os sapatos sujos por sapatos de casa e colocar mochilas e ''tralhas''.


Na verdade sejamos realistas, é de facto conveniente para uma casa de 5 com 3 crianças um local organizado para por sapatos sujos e casacos da escola certo?


Por outro lado a minha entrada é enorme, e seria uma forma de a tornar mais cozy.


Mas... fará sentido num país como o nosso, que chove 60/90 dias aos ano ter um espaço deste?


Por outro lado se conseguirmos um espaço do género da inspiração em baixo, podíamos integrar a casota para a Skype e ficava mesmo cool.



8 - O sótão;


(Batidas de tambor.....)


Temos um sótão!


Acho que nunca tinha partilhado, talvez porque é um buraco assustador onde habitaram em tempos animais nojentos de 2 asas chamados pombos (nojaa!!).


Agora que os expulsamos com sucesso, a ideia é um dia... quem sabe este ano, transformar aquilo num espaço habitável.


No quê? Não sei.


Talvez um escritório? Quarto de brincar e eu fico com escritório no actual quarto? Mais um quarto? Um tão romântico sun room?


Logo vemos, mas a ideia é impedir que seja um espaço de tralha/sujidade.


Objectivo: Dar-lhe vida.


P.s - existe toda uma janelinha como estas e umas vigas lindas, acho que temos mesmo de fazer alguma coisa espetacular não?

9 - A casinha da Luisinha


A Luisinha, pobrezinha ( e sim vou escrever tudo em inho neste ponto) sofre de um mal crónico chamado : ser a terceira filha.


Herda roupa usada e brinca com o que sobrou. E ela nem se importa, sinceramente.

Mas recentemente descobrimos que ela se apaixonou por uma casa de madeira de brincar que temos no jardim.


A casa, que já veio velha para o nosso jardim,é uma fonte de vários riscos, riscos de caneta, risco de tétano e risco de colapso. Ainda assim é o sitio preferido dela no jardim.


Como bons pais que somos, vamos transformar a casa assombrada em algo não só seguro mas giro, prometo.


A inspiração :

(sim, sou muito ambiciosa e vocês ainda nem viram o antes)


10 - A lareira ( e a potencial salamandra);


Ui a discussão que isto já foi no instagram.

Eu ousei dizer que o meu sonho era ter uma lareira/salamandra no meu quarto e o instagram virou guerra.


Claro que eu sei que é perigoso, mas se eventualmente o fizesse seria de forma responsável e segura dont worry !


A verdade é que sempre foi um sonho ter lareira no quarto, mas a falta disso estou a pensar seriamente substituir a minha lareira da sala que é de mármore ( muito) feio.


Sim, também vou navegar no OLX e em todas as velharias que conheço, até encontrar alguma coisa que me encha as medidas!


Quero uma coisa mesmo muita gira tipo french apartment vs victórian style... ah.. suspiros...

O plano na sala era substituir a moldura por algo muita giro e cool, apesar de eu desconfiar que a lareira original, que deve ser bem gira, poderá estar escondia por de trás do actual pavoroso mármore!



E agora podem respirar fundo, assim acaba a I parte deste post!


Em breve conto os outros 10 projectos!


Para quem ficou curioso com aquilo que já fizemos podem explorar no separador Casa Nova em cima ou no instagram no #2for1casanova


340 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page