top of page

Trabalhar em casa ( sem enlouquecer) !


Bem-vindos ao meu mundo! Trabalho em casa há 10 anos e sei bem que não é fácil criar um bom ritmo, um ritmo que seja verdadeiramente produtivo quando falamos do local que supostamente é o nosso refúgio, a nossa casa. Depois de de vários anos a ouvir muitas pessoas, ou ler artigos ou ver em blogs sobre as dicas e conselhos de pessoas produtivas que trabalham em casa, e de já as ter experimentado quase a todas, acabei por delinear uma organização que funciona para mim. Tenho um horário, que normalmente está balizado pela saída dos miúdos para a escola e a chegada deles a casa, acordo à mesma hora, visto-mo, tomo o pequeno-almoço e começo a trabalhar. Claro que tudo isto não é aplicável na nossa situação actual. Ter os miúdos 24h por dia, sem pausas, sem saírem à rua, confinados e desorientados muda tudo. Tal como as pessoas que normalmente trabalham em escritórios e agora estão em casa, também as minhas rotinas, os meus horários e a minha forma de funcionar em modo trabalho mudou bastante, mas ainda assim, tenho aqui uns truques que me ajudaram ( e ajudam) a criar um ambiente estável e saudável de trabalho. É que, ao contrário do que muita gente pensa, além da organização mental existem muitos truques de home styling / home organization que nos ajudam a criar a dinâmica e consequentemente vontade de trabalhar! Pelo sim pelo não, e porque ainda o estou a testar, vou deixar aqui o meu conjunto de dicas! Vamos a isso?


1 - Um novo espaço de trabalho e o que isso significa

Para muitos não trabalhar em casa nunca foi preciso ou sequer uma opção. Para esses mesmo e muitos outros, esta mudança significa ter toda uma nova área de trabalho onde toda a panóplia de material de trabalho tem que estar arrumado. Para alguns são 2 PCs para outros são computadores e pilhas de folhas, ou livros. Seja como for há sempre material de trabalho que é preciso ter à mão e muitas vezes o monta e desmonta, de um dia para o outro não é opção. Mas como montar um escritório rápido e eficaz? Antes de mais o importante é mudar o mind set, é preciso um espaço de trabalho, mas isto não é para sempre, não vamos stressar se for necessário fazer alterações de disposição na sala / quarto / etc... não é dramático! Pense que durante uma quarentena, manter a mente sã é fundamental e há problemas maiores! Não tem o que precisa? Claro que têm! Precisa de uma mesa e uma cadeira, tudo o resto se pode dar a volta. Tenha apenas em atenção o conforto de ambas as peças, especialmente se tiver um trabalho que obriga a longas horas à frente do computador. A maior parte das pessoas que me pediu ajuda, tem tudo o que precisa, mas por ser mais uma mudança em tão pouco tempo acaba por complicar e fazer disto um problema! Não é, esta é a primeira e a única dica essencial ( e sim não é nada de especial) mas todas as que se seguem, vão ser fundamentais para que olhe para este novo espaço com vontade de trabalhar!



2 - Procure a luz natural mas não descarte um candeeiro!



Se poder, e conseguir ponha sua mesa perto das janelas, esta regra que eu aconselho sempre faz ainda mais sentido neste caso específico de quarentena! Não vamos sair durante algum tempo e a maior parte dos dias que estamos em casa estamos a trabalhar, a maior parte de nós num computador! Se podermos pelo menos estar perto de algum tipo de ar puro, vamos aproveitar! Ao colocar a mesa perto da luz, tente faze-lo de forma paralela à janela, esta configuração é ideal porque nos deixa trabalhar confortavelmente com a luz natural mas por outro lado sempre que temos que desviar os olhos do ecrã, pudemos dar de caras com a rua! Mesmo com muita luz natural, não se esqueçam de ter uma luz artificial sempre à mão! É mesmo importante, tal como acontece com os nossos materiais de trabalho, ter tudo aquilo que poderemos vir a precisar, à mão. Caso fiquemos até mais tarde a trabalhar ou mesmo que esteja um dia mais cinzento, uma luz artificial vai sempre ajudarmos a termos um ambiente mais assertivo de trabalho.





3 - Seja criativo.


Aquilo que têm é exactamente aquilo que precisa. Nem mais, nem menos. Sim, agora não tem o seu escritório com tudo aquilo que precisa, mais tem outras coisas que pode usar em vez disso! Precisa de um arquivo, pode usar uma caixa rija com os papéis organizados, pode usar cestos, ou um nicho de uma estante. Lembre-se: é provisório, por isso use e abuse do que tem para que fique o mais confortável possível.



4 - Se é para ser que seja bonito (além de confortável)


Lembre-se: é provisório, por isso use e abuse do que tem para que fique o mais confortável possível.

Use uma cadeira bonita, use caixas de materiais de organização que não seria exactamente para esse propósito mas que tragam algum toque pessoal e menos ''office'' ao espaço.



4 - O ''meu'' espaço


Criar um ritual associado ao espaço de trabalho sempre foi uma das coisas que mais gostei de fazer desde que comecei a trabalhar em casa.


Para mim é acender uma vela, ter um café quentinho na mão e rodear-me de um ou dois objectos ou flores/plantas que gosto.


Pode parecer ridículo, mas a verdade é que ajuda imenso a carregar no botão mental o ''start''.


5 - E o ambiente à volta?


É tão ou mais importante que o ambiente que nos rodeia enquanto trabalhamos seja estável e organizado, para que tudo funcione da melhor forma.


Cá em casa, por exemplo, o que estamos a fazer para implementar alguma '' paz'' é :



5.1 - Organizar tarefas e horários:


Todos ajudam, de uma forma ou outra aquilo que e preciso fazer em toda a casa.

Os miúdos fazem o que podem e os pais dividem o resto entre si.



5.2 - Novas regras!


Por consequência de existir todo um novo horário para todos nós, onde inclui escola virtual e mais tarefas em casa, é essencial estabelecer novas regras, novas recompensas ou sistemas que não me façam atirar as crianças pela janela.


Assim tem todo o esquema montado para que acha incentivo para trabalhar, para fazer as tarefas e acima de tudo para não se pegarem uns com os outros ( eheh)






5.3 - Definir espaços que correspondam as necessidades.


Cá em casa o teletrabalho do António faz com que ele tenha várias conferências e chamadas, pelo que é fundamental existir um espaço de trabalho para ele mais resguardado. Ali só pode haver silencio, e é onde normalmente os miúdos têm as aulas de escola virtual para estarem rodeados de ambiente silencioso e calmo.


E o mesmo se aplica aos miúdos, espaço bem definidos de trabalho e de brincadeira!



5.5 - As tecnologias são nossas amigas.


Moderadamente, e sempre com um olho atento, mas vamos nos dar tempo de ''limpar a cabeça'' e deixar os miúdos fazer também um pouco daquilo que gostam!


Acima de tudo, vamos ser equilibrados!



181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page