top of page

wabi-sabi ou o rústico japonês


O que é wabi-sabi, perguntam vocês, ou perguntava eu à 3 horas atrás quando vi um artigo sobre isso.

Aparamente, wabi-sabi é :

''uma filosofia onde aprendemos a ver a beleza mesmo nas coisas imperfeitas, impertinentes e incompletas (...) a essência do Wabi Sabi está presente em várias artes japonesas nos jardins zen japoneses, nos bonsais, na cerâmica japonesa e cerimonia do chá. Wabi Sabi é uma expressão exclusivamente japonesa, e não possui uma tradução concreta em português e nem em nenhuma outra língua no mundo.''

Ora aqui tem a vossa curiosidade do dia de hoje - E como implementar?

1. Use materiais naturais:

Implementar o wabi-sabi significa deixar os materiais serem brilharem, não só no mobiliário, mas também nas paredes, azulejos, pisos, janelas e tetos. Isto implica optar sempre pelas madeiras e pedras verdadeiras em vez do típico chão flutuante e as pedras e materias não naturais. A ideia neste lifestyle é estes materiais envelhecerão muito melhor e muitas vezes até melhorando o seu aspecto inicial.

2. Aceite a imperfeição

''The crack is how the light gets in.'' Esta é a ideia do wabi-sabi - é mais do que aceitar a imperfeição mas assumir que esta faz parte do processo de coabitar com ela. Trata-se de ver a imperfeição como um aspecto positivo e inerente à beleza.

É por isso que a compra de itens artesanais e vintage vai sempre trazer um pouco de wabi-sabi.

3. Dê a si mesmo uma pausa - that's the point

O objetivo de tudo isso é permitir que a beleza neste ambiente natural '' estabilize'' a sua saúde mental. O objetivo é neste lifestyle é deixarmos de ter uma relação consumista e complexas com os bens materiais, colando assim a nossa vida e saúde em primeiro lugar.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page