top of page

Overdose de Natal # Antes e durante

Sabem o que acho importante e ninguém fala? Na preparação da casa para a loucura do natal, de como manter tudo impecável e do pós-natal. Talvez porque não é tão divertido e glamoroso?
Este ano resolvi integrar na overdose de natal, não porque envolva a parte divertida e bonita do natal, mas porque é de longe um dos assuntos mais úteis e realistas de sempre, certo?
Na imagem, sofá Ikea, almofadas lisas com linho Pedroso e Osório, almofadas riscas H&M Home, meia de natal VIPLANT, manta de lã merino da Nuage Wool
SEMANAS ANTES DO NATAL :

Preparar a casa é uma das coisas mais importantes desta época, ''o porquê?'' é simples.

Vamos montar a árvore, enfeites, vamos receber pessoas, usar mais a cozinha ... é uma época cheia de programas!

Esta preparação é exatamente o que precisamos para prevenir limpezas desnecessárias e arrumações dia-sim dia-sim e claro para deixar a casa com um ar mais arrumado e clean, basicamente fazer um detox na imagem geral das divisões.

Como fazer isto? Pegue numa caixa ou naqueles sacos azuis do IKEA dê uma volta pelo espaço e guarde tudo aquilo, que achar dispensável, tudo o que está amontoado e que não tem um lugar próprio pode sair! E aproveite esta oportunidade para fazer uma seleção do que não precisa mesmo!

Faça uma check-list de limpeza geral, não se esqueça de limpar as chaminés ou salamandras, fazer manutenção dos aquecedores. Limpe fornos, microondas etc...

Se tem visitas importantes, prepare o quarto mantendo clean sem decorações, molduras e grandes marcos de personalidade. Os quartos de visita devem ser o mais neutro possível, para que quem quer que seja que lá fique se sinta confortável! Deve ter sempre um conjunto de toalhas, uma garrafa de água e uns copos. Uns produtos de higiene para as primeiras impressões e espaço de arrumação.

Pote Coroa, VIPLANT,
DURANTE O DIA DE NATAL :

  • Mantenha a casa a uma temperatura amena, vai ter muita gente a entrar e a sair e não há pior que os choques de temperatura.

  • Para criar ambiente, tenha sempre flores frescas em casa, opte por flores e folhas resistentes, para ter menos trabalho durante esta época. Opte por exemplo por uma coroa de pinheiro ou oliveira ou azevinho, e tenha um um ''cheirinho'' ou velas com aroma (mas muito discreto) para a sua casa, especialmente se a consoada for aí em casa e tiver passado o dia a cozinhar, não há pior do que receber convidados numa casa a cheirar a comida, certo?

  • Escolha um soundtrack, que pode ser natal ou não, mas é sempre simpático ter música ambiente, e muito importante certifique-se que tem um local onde pode guardar casacos, guarda-chuvas etc...

  • Se vai receber pessoas com bebés pequenos, é importante ter um espaço, um quarto, uma salinha (etc) onde o bebé possa ser amamentado e mudado; convém estar aquecido também, ter um caixote do lixo e alguns produtos de higiene.

  • Na sala introduza na decoração mantas, especialmente se tiver pessoas mais velhas, para que estas possam usar se necessário.

  • Tenha sempre em casa água das pedras, remédios para a indigestão e para as dores de cabeça.

  • Á medida que as pessoas forem chegando, peça para colocarem os presentes já debaixo da árvore e tenham SEMPRE, sacos do lixo perto de si na altura da troca para colocar os papeis de embrulho.

  • Não façam como eu e evitem acumular tarefas - facilite o seu dia:

  • Na cozinha, deixe tudo organizado de forma funcional. Arranje um local para pôr a loiça suja, de preferência deixe já um alguidar com água morna e sabão, para ir colocando os pratos. Numa outra zona, deixe já preparado alguns tupperwares para que seja mais fácil tratar dos restos de comidas.

  • Na casa de banho, arranje um cesto giro onde possa colocar rolos de papel, e mais alguns produtos de higiene que ache necessários, tenha mais do que uma toalha de mão à disposição, um sabão e um creme hidratante, desta forma está tudo ao dispor dos convidados e não tem que se preocupar em fazer reposições; Fotografia: José Manuel Ferrão Produção Maria Matos


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page